terça-feira, 19 de maio de 2009

SEGUNDO DIA DO ESTÁGIO - 19/05/09 - LÍCIA DANTAS HORA

ATIVIDADES PLANEJADAS:
- Retomar o momento da história e atividade em quadrinhos;
- Ensinar sobre linhas abertas e fechadas utilizando movimentos do street dance;
- Solicitar que identifiquem no grafite as linhas abertas e fechadas;
- Ensinar noções de geometria fazendo desenhos e utilizando objetos que representem o círculo, o quadrado, o retângulo e o triângulo;
- Solicitar que identifiquem figuras geométricas no grafite;
- Entrega da tarefa de casa, cuja proposta é identificar linhas abertas, linhas fechadas, e figuras geométricas, em uma imagem de grafite.

O QUE FOI REALIZADO, SUBSTITUÍDO, ACRESCENTADO?
Algumas coisas foram modificadas. Apenas recolhi as historinhas produzidas por eles e deixei para comentar amanhã, pois quero analisá-las melhor, saber como estão escrevendo. Sobre linhas abertas e fechadas, noções de geometria e atividades jé previstas em sala, tudo foi realizado. Acrescentei à aula de hoje a leitura e debate sobre procedimentos para ser um grafiteiro, bem como a letra do rap LADO BOM, de Ferréz, fazendo leitura e depois cantando em ritmo de Hip Hop.

DIFICULDADES ENCONTRADAS
A indisciplina de alguns. Quando querem falar, gritam, levantam, criam desordem. Depois do intervalo eles voltam mais agitados - é preciso escolher muito bem as atividades para o antes e depois do lanche.

MEU DESEMPENHO
Quanto às explicações dos conteúdos considero que ocorreu tudo bem. Quanto ao controle da indisciplina, deixei a desejar - talvez por não conhecer bem os alunos.
Ouvi uma professora dizer que lugar para ficar quieto é o cemitério, mas que lá não há aprendizagem. Então, sou da opinião de que é preciso conhecer bem os alunos para melhor conviver com eles.

O QUE FARIA DIFERENTE?
Já são 15 minutos olhando para essa pergunta ... preciso analisar.
... acredito que é no cotidiano com as crianças que vamos descobrindo diferentes maneiras de proceder, seja para ensinar os conteúdos, seja para encontrar soluções para os problemas.

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS ATIVIDADES
Sempre estão dispostos e cumprem com o solicitado. Contudo, a maioria mostra ansiedade para realizar as atividades - perguntam o que é para fazer antes das explicações, antes de ler o solicitado.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário