segunda-feira, 18 de maio de 2009

PRIMEIRO DIA DO ESTÁGIO - 18.05.09 - LÍCIA DANTAS HORA


(Fotos e vídeo no final)

ATIVIDADES PLANEJADAS:
- Falar sobre o Projeto Aprendendo com o Hip Hop;
- Contar a história do Hip Hop e seus quatro elementos fundamentais através da história em quadrinhos;
- Tocar Hip Hop enquanto os alunos produzem grafite com texto sobre o que eles pensam desse movimento cultural;
- Recolher os desenhos socializando-os;
- Entrega de tarefa para casa, cuja proposta é de construção de uma história em quadrinhos envolvendo um ou mais elementos do Hip Hop.

O QUE FOI REALIZADO, SUBSTITUÍDO, ACRESCENTADO?
As crianças lembraram de mim, do dia da entrevista, cujo propósito foi detectar uma temática que eles gostassem. Falei sobre o projeto e a respeito dos conteúdos que estudaremos nesses 15 dias, comigo, Elisangela e Sara. Distribuí os crachás para melhor identificá-los pelo nome. Pedi que eles mesmos lessem e dissessem a quem pertencia cada um - o propósito era saber se todos eles liam.
Investiguei o que eles pensavam sobre o Hip Hop, depois expliquei a história utilizando mapas e ilustrações que mostravam os quatro elementos do movimento cultural.
Fizeram leitura de pequenas frases explicativas e em seguida de história em quadrinhos. Todos leram muito rápido! Em seguida fiz algumas perguntas sobre os personagens, as ações, e o desfecho. Depois, conversamos sobre a diferença entre pichação e a arte do grafite - ouvi as impressões que eles têm a respeito da pichação e sobre as reações da comunidade. Também produziram desenhos sobre o que entenderam e/ou sobre o que queriam grafitar.
Durante o intervalo os meninos quiseram mostrar que sabiam dançar Hip Hop. Após o lanche, socializamos as produções e tiramos várias fotos, contribuindo para uma espécie de bagunça ... uma feliz bagunça cheia de cores, vozes e sorrisos ... gritos também! É uma loucura! Distribuí as atividades para casa. Nela, solicitei que criassem uma história em quadrinhos com algum dos elementos do Hip Hop. Contudo, falei que o importante era criar a história, e que ficassem à vontade caso quisessem criar de outra forma. Logo, tudo foi realizado, nada substituído, e acrescentado apenas palavras ... conversas ... troca de saberes.

DIFICULDADES ENCONTRADAS
Fiquei incomodada com uma professora da sala vizinha que gritava demais.
Também, a tomada do aparelho de som não encaixou nos dois pontos de energia que existem na sala, e, por isso, o momento do grafite ficou sem a música do Hip Hop.

MEU DESEMPENHO
Cumpri com o planejado, mas não fiquei satisfeita com o envolvimento da turma - talvez eu não tenha conseguido me envolver mais com a turma ... por ter sido o primeiro dia, não sei ... fiquei um tanto pensativa quando saí de lá ... uma sensação de dever cumprido pela metade.

O QUE FARIA DIFERENTE?
Proporcionaria mais leitura, mais atividades, mais reflexão, pois eles são muito espertos, cheios de energia!

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS ATIVIDADES
Excelente! Todos participaram dialogando, lendo, produzindo escrita, arte. Socializaram a atividades de pintura e alguns até quiseram demonstrar passos do Hip Hop e capoeira.






























































ASSISTA AQUI AO VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário