quarta-feira, 20 de maio de 2009

TERCEIRO DIA DE ESTÁGIO - 20/05/09 - LÍCIA DANTAS HORA

ATIVIDADES PLANEJADAS:
- Retomar o assunto da tarefa utilizando a imagem de um grafite, que leve ao debate da violência nas ruas;
- Falar sobre a violência nas ruas e mostrar a diferença entre o grafite e a pichação utilizando figuras;
- Envolver as crianças no diálogo para que relatem a paisagem da comunidade em relação à violência;
- Solicitar que façam uma lista de tipos de violência que veem nas ruas;
- Rever linhas abertas e fechadas aliando o assunto à arte do grafite;
- Rever figuras geométricas aliando o assunto à arte do grafite;
- Ensinar sobre reta, semirreta e segmento de reta;
- Montar mural na parede da sala para que as crianças produzam grafite solicitando que desenhem também o que aprenderam;
- Entrega de tarefa para casa, cuja proposta é reforçar o aprendizado sobre linhas abertas, linhas fechadas e figuras geométricas; questões com reta, semirreta e segmento de reta, bem como a pintura de um grafite com escrita.

O QUE FOI REALIZADO, SUBSTITUÍDO, ACRESCENTADO?
Foram realizadas as atividades sobre linhas abertas, fechadas e de figuras geométricas.
Também as atividades sobre tipos de violência presente na comunidade, tomando como base algumas ilustrações de grafites com diferentes mensagens.
O ensino sobre segmento de reta foi visto junto com os sólidos geométricos na aula passada.
O conteúdo sobre reta e semirreta foi excluído da aula de hoje, dando espaço para a correção coletiva de frases presentes nas historinhas que eles produziram individualmente.
A atividade para casa foi realizada logo no início da aula, como forma de revisar o assunto dado na aula anterior.

DIFICULDADES ENCONTRADAS
Apenas, e, mais uma vez, a indisciplina de alguns.

MEU DESEMPENHO
Gostei da maneira como trabalhei as correções da historinha, pois a turma participou interessada.
Não gostei de precisar usar, segundo Foucault, o "olhar hierárquico" com alguns. Mas penso que foi preciso.

O QUE FARIA DIFERENTE?
À medida que conheço os alunos, penso em atividades diferentes. Então, sei que faria sempre algo a mais para tentar envolver os que são mais resistentes à leitura e escrita.Leitura e interpretação de texto todos os dias, no primeiro horário.

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS ATIVIDADES
Hoje consegui maior envolvimento no momento da correção coletiva das frases.
Colhi palavras das historinhas criadas por eles e montei uma nova historinha. Pedi para que eles fossem apontando os erros e escrevendo em uma folha a maneira correta.
Foi um momento que prendeu a atenção da maioria dos alunos.

Hoje não tirei fotos, mas amanhã com certeza, pois assistiremos um vídeo sobre o Hip Hop e vai rolar uns passos de street dance com o dançarino Anselmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário